top of page

Origem

Como tudo começou

É com enorme prazer que neste espaço partilhamos com os/as leitoras um pouco daquela que é a nossa história, onde coexiste a arte dos tecidos Africanos e o encantamento de bem costurar.

Tal como na cultura Africana as suas ricas e variadíssimas vertentes são transmitidas de geração em geração através do saber dos “mais velhos”, em mim nasceu o amor e o gosto pelos tecidos em tenra idade (7 anos) pela proximidade que tive com a minha avó materna.

 

Com ela, aprendi a dar os primeiros pontos com agulha e linha de alinhavar ao som do “cantar” do dedal, a saber segurar numa tesoura, plissar, casear, pespontar, franzir, chulear e tirar medidas. Aos poucos fui desenvolvendo competências de “saber fazer” e, paulatinamente, foi-me introduzida à máquina de costura manual com pedal.

​

Ao longo da minha juventude e fase adulta, em jeito paralelo à minha profissão de base, fui acompanhando a evolução da costura, produzindo moldes e seguindo as tendências da moda. O ter casado com um Angolano e termos viajado até inúmeros países Africanos, alimentou, agora com maior disponibilidade, o nascimento deste querido projeto.

5-home-removebg-preview.png

Carta de artesão e de unidade produtiva artesanal - Sistema oficial de reconhecimento dos produtores artesanais em Portugal

Através desta iniciativa tenho pretendido contribuir e homenagear, de uma forma modesta e singela, a arte dos tecidos Africanos e a explosão das suas cores unidas à técnica que desenvolvi, na Europa. A fusão de dois mundos acontece, onde a diversidade das culturas Africana e Europeia se fundem numa só. E a magia acontece. 

 

Aceito, feliz, o contacto com o próximo, a troca de opiniões, o sorriso largado, a satisfação, a alegria (desculpem a imodéstia) que vejo do outro lado do espelho, reflexo do meu empenho e amor por aquilo que faço. E estou tão grata! A todos/as, a cada um/a!

3-removebg-preview.png
WhatsApp Image 20244-12-05 at 19.00_edit
WhatsApp Image 2024-12-050 at 16.34.04.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-05 at 22.35.38.jpeg

Nadia Furtado

“A Margot é uma alma criativa e cheia de cor, e é um privilégio ser sua cliente fiel ao longo dos anos. É fascinante testemunhar a transformação de cada novo produto, sempre marcado por originalidade, talento e atenção aos detalhes. O universo da Margot é um mundo vibrante e repleto de vida, onde as capulanas se transformam em peças únicas que contam histórias. Cada criação é uma verdadeira celebração de cor, cultura e autenticidade!"

Rosa Araújo

“Admiro muito e muito o que faz. Está a fazer e a desenvolver um excelente trabalho na Europa da nossa África."

Maria de Lurdes Sousa

“És uma verdadeira artista. Que tenhas sempre boas ideias como até à data. Admiro-te muito Margot."

Azenaida Miguel

A Margot é uma mulher Portuguesa com uma comunicação demonstrativa Africana. A sua vida profissional é uma história com estilo Africano. A Margarida encanta com as peças que produz."

Dra. Manuela Bernardo

“Não pare de nos abençoar com as suas lindas peças. São luz para os nossos olhos."

Tecido Africano comemorativo de Sua Majestade Isabel II de Inglaterra, aquando visita aos países da Commonwealth, tendo feito escala na Serra Leoa em 1959.

Marca registada em 2018

Marca-registada-1900x700-1-removebg-preview.png
bottom of page